quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Estrutura do Mercado e Comportamento do Consumidor


O Marketing é uma ciência nova, ela existe a muito tempo já em meados de 1967 havia a primeira publicação e edição mais importante sobre Administração de Marketing feita por Kotler, a partir desta data o mercado vem estudando o comportamento do consumidor ,suas tendências, oportunidades e ameaças. Através do marketing uma organização pode fazer escolhas que refletirão no sucesso de seus produtos tirando proveito do que pode ser para uns uma ameaça e transformando isto em oportunidade, fazendo com que sua organização tenha sucesso e se destaque no mercado consumidor. Vejamos um exemplo de sucesso:A Subway, uma rede de fast food criada em 1965 pelo americano Fred de Luca em um quiosque montado na cidade de Bridgeport,no estado de Connecticut , vem crescendo expressivamente, chegando a ultrapassar sua maior rival McDonald's em crescimento,chegando a 12% ao ano, enquanto que o McDonald's seguia atolado em cerca de 5%. Isto se deve aos estudos de marketing feitos pela Subway, que viu uma tendência da população a procurar uma comida "saudável", sem abrir mão de fazer um lanche rápido aliando sabor e praticidade. Certos sanduíches são tão caloricos quanto um Big Mac, mas o que mudou foi a percepção que o público tem dos sanduíches da Subway, montados na hora ao gosto do publico, criando a sensação de que eles são mais frescos e com isso mais "saudáveis". DeLuca espera fazer a rede dobrar de tamanho até o final de 2008,passando das atuais 135 lojas para 265. Você tem dúcida de que ele vai conseguir? Isto é um bom exemplo de observar uma tendência que poderia se transformar em uma ameaça, e criou-se uma oportunidade de negócio muito bem sucedida por sinal.É assim que o Marketing vem ajudando os empresários a aumentar seu faturamento e melhorando a vida do consumidor que ganha cada vez mais qualidade nos produtos e serviços prestados. Outro exemplo de oportunidade vista na visão do Marketing foi a criação de um cemitério para cães onde pessoas que gostam de seus animais e não tem onde enterra-los, ai viu-se uma oportunidade de negócio rentável. Se você conhece outro exemplo de empresa bem sucedida que soube aproveitar uma tendência e transformá-la em uma oportunidade, seja bem vindo a compartilhar conosco as informações.