quarta-feira, 5 de novembro de 2008

PiRaTaRiA.....

Consumidor brasileiro culpa empresas e governo pela pirataria
O problema da falsificação de produtos e a percepção do consumidor brasileiro nessa questão foi tema de uma pesquisa elaborada pelo Instituto Akatu, entidade especializada no consumo consciente. O levantamento, patrocinado pela Microsoft, dá voz aos consumidores desses produtos, que desprezam ações anti-pirataria por não confiarem em empresas privadas e instâncias governamentais, a quem culpam e consideram como os verdadeiros responsáveis pelo problema.
Consumo de produtos piratas cresceu em todas as classes sociais
Segundo dados do Ibope, entre 2005 e 2006 houve um crescimento no consumo de produtos piratas em todas as classes sociais do Brasil. Os números mostram que a classe A passou de 50% para 58%, a classe B saiu de 61% e pulou para 65% enquanto a classe C aumentou de 60% para 68%. Apenas as classes D e E mantiveram patamar estável entre 56% e 57%, respectivamente.
  • Consumidor culpa empresas e governo pelo problema
  • Descrença motiva desprezo a ações anti-pirataria
  • Solução pode estar em Responsabilidade Social

Brasil ainda não é o pior dos cenários

O objetivo é fazer com que o Brasil se aproxime dos índices de países desenvolvidos, onde a pirataria é mais branda. Uma pesquisa realizada em 2005 pela Business Softwares Alliance (BSA) sobre o consumo de softwares no mundo, registra índices de 20 a 30% de softwares piratas em países como Japão, Estados Unidos e Bélgica.

Em comparação com outros países da América Latina, no entanto, o cenário brasileiro vence, com índice maior apenas que a Colômbia (57%). Aparecemos também como a nação que menos falsifica softwares no grupo de países emergentes da BRIC - Brasil (64%), Rússia (83%), Índia (72%) e China (86%).

Mundo do Marketing: Publicado em 4/9/2008

Empresas buscam potencial de consumo do idoso

Runner....

Um público bastante incomum quando se pensa em consumidor anda chamando a atenção dos profissionais de Marketing. Com um potencial de consumo de R$ 7,5 bilhões e tendências de crescimento populacional, algumas empresas já estudam como lidar com esse público e buscam novas oportunidades de negócio. Estamos falando dos idosos, que, sim, ainda soam como um público estranho para muitas empresas.
Os números reforçam o potencial de consumo da terceira idade. O Brasil possui mais de 18,5 milhões de pessoas com idade acima dos 60 anos, representando 10,5% da população, segundo o IBGE. Em 1998, o mundo já contabilizava 579 milhões de idosos, ou 9,8% da população mundial – em 1950, eram 8,1%. Projeções da Organização Mundial de Saúde prevêem que a população idosa atingirá a marca de 1,9 bilhões de pessoas em 2050, o mesmo número de crianças de 0 a 14 anos de idade, como resultado do aumento da expectativa de vida. Neste ano, cerca de 20% da população mundial serão pessoas acima de 60 anos – em países desenvolvidos, serão 33%.
É preciso reinventar a terceira idade
A ação tem como objetivo mostrar que a rede está preparada para atender esse público, que, até o início da ação, respondia por 2% dos matriculados. “Temos coordenadores técnicos e equipamentos preparados para atender esse público. Queremos reforçar a imagem de “seu corpo levado a sério” [slogan da marca] e mostrar que nos preocupamos com a terceira idade”, diz Christian Spong, Diretor de Marketing da Runner.

Marcas de Sucesso.........

Nextel, Land Rover, Spoleto e Sony Vaio revelam suas estratégias de Marketing

Se há um profissional de Marketing que nunca perdeu alguns minutos de sono pensando em inovar, mudar a marca da empresa, melhorar o relacionamento com o cliente e em mil e uma formas de ganhar mercado e aumentar as vendas que atire o primeiro remédio para insônia. As noites mal dormidas, ou apenas algumas horas a mais de reunião pela noite trouxeram resultados positivos para marcas como Nextel, Land Rover, Spoleto e Sony Vaio no Brasil.
Todas elas são hoje reconhecidos casos de sucesso. Nextel com seu recente reposicionamento. Land Rover como uma marca de luxo que promove experiência e relacionamento com seus clientes. Spoleto na área de inovação em culinária rápida e de ações de Marketing diferenciadas. E Sony Vaio com a construção de marca e um posicionamento no ponto-de-venda diferenciado.
Muito trabalho
Até chegar ao ponto de apresentar resultados de sucesso, estas empresas percorreram caminhos diferentes. Nextel tem como foco principal o público corporativo. Nele, investe em relacionamento e em serviços diferenciados que vão além do rádio, como os que são utilizados por empresas de logísticas.
Na comunicação, investiu pesado numa campanha de reposicionamento que levou a marca novamente a ser aspiracional. Nos últimos anos a comunicação era focada especificamente na diferenciação do produto e do serviço, com o objetivo de gerar o resultado imediato de vendas.
Com um orçamento bem mais modesto, a Land Rover emprega seus esforços em ações de relacionamento com clientes e de experiências para conquistar novos consumidores. Por isso, está entre as marcas mais desejadas pelos amantes de carros.
Inovações
Mesmo não estando entre as 100 marcas mais valiosas do planeta, a Land Rover tem um lugar de destaque no Marketing. “Temos uma vantagem de mexer com o imaginário do consumidor. Vendemos espírito de aventura. A Land Rover realmente tem isso, não é algo fabricado nem uma imagem artificial. É uma marca que tem história”, afirma Luiz Tambor, Diretor de Marketing e Vendas da Land Rover Brasil.
Quem também mexe com o consumidor, neste caso com a barriga e com a capacidade de rapidez ao escolher o que comer, é o Spoleto. A rede de franquias não cansa de inovar. Seja em novos pratos, seja nas ações de Marketing. Numa das últimas, a marca distribuiu gratuitamente 1,2 mil pratos de massas e 500 litros de refrigerante para promover uma franquia. E o Spoleto não pára por aí. É campanha em datas comemorativas, patrocínio a eventos esportivos, promoções e concursos culturais e uma série de ações de guerrilha.
Em outro mercado, a Sony enfrentou o desafio de construir uma marca de notebook no Brasil utilizando menos recursos de Marketing. O ponto forte da empresa e onde são investidos os maiores esforços é no ponto-de-venda. Posicionada no segmento premium, mas com uma segmentação que oferece até notebooks mais accessíveis, a empresa espera crescer 400% em suas vendas este ano.

Direto da Europa....


Restaurante oferece bafômetro a clientes
Isso é que é serviço ao cliente. Você vai bebendo e vai testando seu teor alcoólico, para ver se dá para dirigir, ou não. Mas isso só vale na Europa. Esse produto não serviria para os ridículos e baixíssimos padrões adotados pelo Brasil na atual lei seca. Investir em educação que é muito bom, nada. Os bons pagam pelos maus. De qualquer forma o produto é genial.

Restaurante na Eurpoa cria cardápio eletrônico
Cardápio com tela sensível ao toque na porta de vidro de um restaurante. Um recurso interativo genial, que dá início à experiência do consumidor já do lado de fora e garante altas taxas de conversão. Várias pessoas consultaram o mesmo e “tchum”, entraram no recinto.

TECNISA UM CASE QUE DEU CERTO....



TECNISA UM CASE QUE DEU CERTO...


Tecnisa é uma empresa que está no mercado há 31 anos e hoje colhe os frutos plantados em todos os aspectos dentro do marketing.
Em 24 de setembro de 1977, o então estudante de engenharia civil da Politécnica da USP, Joseph Meyer Nigri, criou a Tecnisa Engenharia com o sonho de se transformar em uma grande construtora e incorporadora no segmento da construção residencial brasileira.
Exatos 30 anos após a sua fundação, em 1º de fevereiro de 2007, a Tecnisa passou a ser listada na BOVESPA, no Novo Mercado, como empresa de capital aberto e se inserindo entre as maiores e, sobretudo, melhores construtoras e incorporadoras do Brasil.
Na década de 80
Programa de redução e otimização de insumos em obras, reduzindo significativamente o desperdício de materiais e impactando na redução de custos em relação à média do mercado das demais empresas do setor imobiliário.
Na década de 90
A Tecnisa apresenta ao mercado, o conceito de grand space – onde edifícios eram construídos em regiões nobres de São Paulo, oferecendo uma área maior que a oferecida geralmente pelos demais incorporadores, sem acréscimo proporcional de preço. O conceito era simples e tinha como base a idéia de que quanto mais compacto o apartamento, mais caro tornava-se o metro quadrado.
De 2000 até hoje...
Nos últimos anos a Tecnisa deu um grande salto em inovação, compreendendo as áreas de marketing, relacionamento com cliente, internet e responsabilidade social. Em 2000, foi a primeira empresa a realizar a venda de um empreendimento pela internet e hoje, é uma referência nacional na internet para venda de apartamentos, desenvolvendo grandes estratégias inovadoras de reconhecimento nacional e internacional:
1-A primeira empresa a ter uma equipe de corretores online, exclusiva para venda de apartamentos pela internet;
2-A primeira empresa brasileira a ter um Blog Corporativo, uma atitude corajosa e inovadora em termos de governança corporativa;
3-A Tecnisa foi reconhecida pelo Google como a empresa no segmento imobiliário que tem as melhores práticas em links patrocinados no mundo;
4-A primeira empresa a proporcionar vídeo-atendimento na internet para seus futuros compradores;
5-A primeira empresa no segmento a operar 24 horas ininterruptas para o atendimento a possíveis compradores;
6-Na área de relacionamento com o cliente, (...) 22% das vendas da Tecnisa vêm de já clientes muito satisfeitos com a empresa (...) por cinco anos consecutivos do Prêmio Consumidor Moderno, com as melhores práticas de serviços em excelência ao cliente;
7-Em 2002, a empresa iniciou um projeto de responsabilidade social estratégica, na qual faz investimentos em projetos sociais que tenham correlação direta com o negócio da empresa (...) seus projetos como Alfabetização em Canteiro de Obras, Alfabetização Digital, Profissionais do Futuro (projeto de capacitação), Projeto Primeiro Emprego, em parceria com a BM&F e Projeto Vizinho (que compreende trabalhos de redução de impacto sonoro e de poluição nas obras).

http://www.tecnisa.com.br/