segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Wal-Mart aposta em mini lojas...

Grandes redes de super mercados estão apostando em mini lojas, para não perderem seus clientes. Pois o conforto e a comodidade que tinham, está sumindo dos corredores dos grandes super mercados.
De olho naqueles clientes que estão fartos de supermercados gigantes e pouco aconchegantes, o Wal-Mart está abrindo sua sexta mini loja no Estado do Arizona e vai abrir mais cinco na Califórnia. Enquanto a Fresh & Easy, da Tesco, já abriu centenas dessas lojas, com um investimento aproximado de 2.5 bilhões de dólares. Isto significa que os consumidores estão deixando bem claro de que forma querem que seus "pensamentos e desejos" sejam realizados.

Consumidor do século 21....



Pesquisa realizada pelo Ibope Mídia revelou que os consumidores do século XXI costumam trocar informações, mas de maneira diferenciada, a ponto de poderem ser divididos em três grupos. O primeiro deles é denominado "conector". Eles estão mais presentes em Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE). Os produtos que mais pautam suas conversas são bebidas alcoólicas, celulares, roupas, alimentos, vida saudável e TV, som e vídeo. Eles são 34% e a característica principal deste grupo é conversar com muitas pessoas diferentes sobre produtos.

Informados e influentes

A pesquisa ainda detectou que 49% dos entrevistados podiam fornecer muita informação sobre algum tipo de produto, os denominados "bem informados" que se encontram nas regiões de Belo Horizonte e Fortaleza. Este consumidor, costuma falar mais sobre celulares, roupas, alimentos, vida saudável, produtos para a casa e higiene pessoal. O "influente" é o outro perfil onde a pesquisa detectou que 34% dos entrevistados podem, muito provavelmente, convencer outras pessoas com suas opiniões sobre as mercadorias que consomem. Nesse caso, além dos destaques anteriores, está a cidade de Recife (PE). A pesquisaPara compor este estudo, o Ibope Mídia realizou uma pesquisa especial com 3,4 mil pessoas acima de 18 anos, em todo o Brasil. A fim de obter um retrato mais completo do comportamento do consumidor, o Ibope Mídia também usou dados do Target Group Index, estudo regular que ouve mais de 18 mil pessoas nas 11 principais regiões metropolitanas (Belo Horizonte, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).