segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Consumidor do século 21....



Pesquisa realizada pelo Ibope Mídia revelou que os consumidores do século XXI costumam trocar informações, mas de maneira diferenciada, a ponto de poderem ser divididos em três grupos. O primeiro deles é denominado "conector". Eles estão mais presentes em Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Fortaleza (CE). Os produtos que mais pautam suas conversas são bebidas alcoólicas, celulares, roupas, alimentos, vida saudável e TV, som e vídeo. Eles são 34% e a característica principal deste grupo é conversar com muitas pessoas diferentes sobre produtos.

Informados e influentes

A pesquisa ainda detectou que 49% dos entrevistados podiam fornecer muita informação sobre algum tipo de produto, os denominados "bem informados" que se encontram nas regiões de Belo Horizonte e Fortaleza. Este consumidor, costuma falar mais sobre celulares, roupas, alimentos, vida saudável, produtos para a casa e higiene pessoal. O "influente" é o outro perfil onde a pesquisa detectou que 34% dos entrevistados podem, muito provavelmente, convencer outras pessoas com suas opiniões sobre as mercadorias que consomem. Nesse caso, além dos destaques anteriores, está a cidade de Recife (PE). A pesquisaPara compor este estudo, o Ibope Mídia realizou uma pesquisa especial com 3,4 mil pessoas acima de 18 anos, em todo o Brasil. A fim de obter um retrato mais completo do comportamento do consumidor, o Ibope Mídia também usou dados do Target Group Index, estudo regular que ouve mais de 18 mil pessoas nas 11 principais regiões metropolitanas (Belo Horizonte, Curitiba, Distrito Federal, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).

Nenhum comentário: